domingo, 19 de setembro de 2010

Vergonha [Musical] Nacional

O que que está acontecendo com os prêmios da música brasileira?
Quem foi a mente brilhante que inventou que votação popular é o meio mais democrático de se escolher os melhores?
Confesso que depois das premiações que vi nas últimas semanas (Multishow e VMB), confesso que temi pelas eleições que estão por vir.
Fico feliz de não ter sido uma indignação solitária, e que grandes críticos da música, além de celebridades de outros ramos artísticos também mostraram seu descontentamento ficando ao lado dos que vaiaram e chingaram a poluição visual/musical que tem se instalado na internet e nas rádios das famílias brasileiras.
Isso serviu para mostrar que o sistema de votação ainda é falho, afinal, uma determinada banda / cantor / cantora, pode ser votada centenas de milhares de vezes por um fã fanático, enquanto os intelectos da música que talvez por piedade resolvem dar seu veredito, vão e fazem essa seleção uma única vez, votando único e exclusivamente pra eleger seus favoritos e não forçando a eleger um vencedor.
Confesso que me envergonhei do prêmio Multishow não só por alguns dos seus vencedores, mas pelas críticas ferrenhas que li sobre a apresentação do prêmio em si, já o VMB fiquei realmente muito chateada com a monopolização da banda Restart, que não passa de meninos barulhentos, que só cantam bem porque editam a voz, porque quando cantam ao vivo são um desastre.
As coisas boas que soube do VMB (além da vaia e dos chingamentos que os coloridos levaram), foi saber que Pitty veio pra mostrar que não foi um fenômeno de momento, e que os amantes do verdadeiro rock ainda existem e vêm nela uma pessoa que veio pra ficar no cenário do rock nacional.
Se existiram vaias, isso quer dizer que quem entende de música está descontente, e espero que isso reflita nas próximas edições de ambos os prêmios para que não haja as catástrofes que foram as premiações de 2010.
Minha esperança agora é assistir ao Grammy Latino, esse sim irei assistir até o final, porque são pessoas seletas e que entendem do assunto que estarão por trás dos vencedores, e dali saem os melhores.
Eu como compositora, me entristeceria se ganhasse um prêmio Multishow ou um VMB nas condições que esses prêmios foram esse ano, mas ainda espero que os músicos de verdade me surpreendam no Grammy Latino.
Espero ver uma boa premiação e ler boas críticas, afinal é triste fingir que está tudo ótimo, belo e colorido.
Baseado na foto acima eu te pergunto: É na mão desses jovens que votaram no Restart para inúmeros prêmios que está o futuro do país com o poder do voto?
Estamos perdidos ¬.¬'

3 comentários: