quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O lado lucrativo da música


Sabe aquela música que toca horrores na rádio? Todo carro que passa tem a bendita da música tocando, e até os celulares tocam a mesma canção? Pois é, essa música tem um preço, cada vez que ela toca tem um valor, e todo esse dinheiro vai pra aquele FILHO DA MÃE que de repente óóóóóóóhhhh baixou a inspiração e escreveu.
Agora vou explicar o pouco que eu sei de como funciona essa máquina de fazer dinheiro chamada COMPOSIÇÃO.

Um belo dia, você sentado em casa, pensa em algo e , surgiu uma idéia, você vai e faz a música. Coloca tudo nos conformes: melodia, canção, registro, edição e talz.
Daí vem aquele cantor, dupla ou banda e interessa na sua música e DÁ A LOKA e compra a sua música. Isso já gira valores medianos, pois se eles acharem que a música realmente vai deslanchar eles compram os direitos autorais de gravação exclusiva por tempo delimitado, ou seja, por quanto mais tempo eles quiserem a música só pra eles, mais você ganha, mas caso contrário, só a venda sem a gravação exclusiva já dá um bom dinheiro.
Aí os carinhas gravam, e lançam a música na rádio, cada vez que ela toca na rádio, aquele carinha lá atrás que escreveu ta ganhando, e depois de um determinado tempo ele recebe de acordo com às vezes tocadas, e isso vem acompanhado de uma relação. Como eles conseguem isso? Boa pergunta, mas que fazem isso eles fazem.
O compositor recebe a cada cd vendido, se houver gravação de DVD, recebe por ele também, além de tocar nas rádios.
Vai que a música realmente bomba e aí outros cantores resolvem gravar, você recebe pela venda da autorização para gravação mais todos os direitos citados acima de todos os que gravarem. Gente... É MUITO DINHEIRO!!!
Tanto que hoje em dia existem muitas pessoas que ninguém conhece que ganham a vida apenas escrevendo, enquanto os intérpretes (cantores que não compõem) tem que se matar de fazer shows e vender CDs e DVDs pra ganhar dinheiro, quem compõe ganha dinheiro sentado em casa.
Mas vida de compositor não é fácil não, afinal às vezes a inspiração falha, ou não saem músicas de qualidade, e hoje em dia os cantores estão cada vez mais exigentes. É preciso fazer parcerias e correr atrás de novos clientes, afinal hoje em dia muitos cantores também compõem.
Apesar disso ainda vale a pena ser compositor, afinal um bom compositor fica longe dos tumultos, pode viver sua vidinha normal como reles ser humano sem ter que gastar com seguranças e tudo mais, e às vezes ganha mais que muito cantor que tem por aí.
E aí? Vamos compor uma canção?


Compositora

2 comentários: