quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O que é música boa?

Estava eu atrás de algo para postar no blog (mais alguma coisa hoje) até que @miriamhappy me deu a luz. E vim falar de um tema que pode variar de pessoa pra pessoa, mas vou falar pelo meu ponto de vista eclético.
O QUE SERIA UMA MÚSICA BOA?
É rapaz, não é fácil falar sobre isso, afinal é um assunto tão incerto quanto quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Ou talvez discutir se a homossexualidade venha a ser um fator genético (que muita gente nega, mas as evidências são muitas).
Música boa leva em consideração uma série de fatores que incluem o gosto, o gênero, a região, além de letra e melodia.
Eu como compositora, violonista, ex-professora de violão e amante de uma boa música, analiso fatores como a sintonia entre ritmo e melodia, as rimas, e os arranjos.
Uma música boa é aquela que você não prevê a letra, e como vai terminar a estrofe seguinte, que o ritmo te cativa e te faz lembrar a letra, e que você sente a música com o corpo, sentindo a firmeza das batidas mais fortes.
A história também conta muito, música não basta ter ritmo e letra bonita, tem que ter conteúdo, tem que ter princípio, meio e desfecho, e de preferência um desfecho impactante. Sou fã de compositores como Diego Damasceno, Daniel Damasceno, Zé Henrique, Franco Levinne, Alexandre Chorão, Marcelo D2, Dinho Ouro Preto, Guilherme de Sá, Rogério Feltrin, Maria Gadú, Pitty, entre tantos outros que a lista talvez não coubesse aqui, pois são os mais diversos compositores dos mais diversos seguimentos musicais.
Mas um fator é determinante pra você ver se a música é realmente boa é depois de algum tempo, quando ela deixa de ser sucesso. Uma música boa de verdade pode passar anos esquecida, que quando toca, ela te traz a mesma emoção que te trazia na época do sucesso.
Muitas músicas fazem sucesso, mas poucas sobrevivem às linhas do tempo, e apenas as músicas boas se tornam eternas, assim como os cantores que fazem sucesso com um cd, ou uma música, são rapidamente esquecidos, e mesmo que tenham músicas boas no seu repertório, a música se sobressai ao cantor, e pode até acontecer de você lembrar da música, mas esquece quem canta.
Música boa envolve sentimento, letras impactantes, ritmo marcante, ela meche com você e marca sua vida. Música boa não se define se sente. Afinal gosto cada um tem um seu, e cada vida traz a sua trilha sonora. Essa pergunta trás mais perguntas do que respostas.
O que é música boa? Talvez essa pergunta não tenha resposta, mas com certeza cada um sabe de si, as músicas que pelos ouvidos manipulam sua mente e atingem seu coração.


Compositora ♫

Nenhum comentário:

Postar um comentário