sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O sistema é foda...

Eu juro que a intenção inicial não era essa, mas na minha ida para Uberlândia acabei por indo assistir o filme: “Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro”. O subtítulo do filme ficou muito atraente, mas nem se compara ao filme que conseguiu em um final de semana o que a Xuxa demorou três meses: MAIS DE UM MILHÃO DE ESPECTADORES! Só o capitão Nascimento mesmo pra conseguir mobilizar milhares e milhares de pessoas pra frente das telas, lotando uma super sala de cinema em plenas 14h30min da tarde.
“O sistema é foda!”. Essa frase caiu como bordão pra nós, alunos de Sistemas de Informação, que fomos assistir a esse super filme.
Dessa vez capitão Nascimento não mata com armas e sim com palavras, e ao contrário do subtítulo do filme, o inimigo agora não é outro, e sim outros, vários fatores, vindas de várias partes, no primeiro filme vimos que porrada soluciona muita coisa, que um tiro de 12 pode ser a paz pra muita gente, e que as vezes a cova de um evita que muitas outras sejam abertas. Mas agora no segundo filme o tráfico é só um coadjuvante para os reais inimigos: as milícias, políticos corruptos e a politicagem existente aonde o foco principal deveria ser o bem público.
Até o final do segundo filme o capitão Nascimento pensa que pode contar com órgãos competentes, mas ele vê que se ele quiser sobreviver e fazer alguma coisa pra melhorar as porcarias que acontecem no Brasil, ele tem que agir sozinho, e contar com poucos amigos.
Nesse filme você tem várias certezas: uma delas é que os problemas nunca tem fim, o mundo perfeito é totalmente intangível, e outra, vai ter continuação, para delírio de todos que assistem ao filme.
Um filme muito bem filmado, mais focado e com mais conteúdo, com certeza muito melhor que o primeiro, além de ser um filme influenciável. Infelizmente ele não foi lançado antes do primeiro turno, pois ajudaria muito. Ao sair da sala de cinema todos saem empolgados e agitados, é uma coisa de louco, mas a gente surta mesmo é quando você liga a rádio e sem querer encontra a trilha sonora: “Tropa de Elite, osso duro de roer, pega um, pega geral, e também vai pegar você”, nessa hora a galera pira e grita enquanto tem voz.
Mas a música do final do filme retrata bem o sentimento de todos após ver como a realidade é dura, e o quanto a vida é frágil: “Vivo sem saber até quando estou vivo, sem saber o calibre do perigo, eu não sei daonde vem o tiro.”

Compositora ♫

2 comentários:

  1. Simm, o sistema e bruto ! E não esqueçam que "Missão dada parceiro, é missão cumprida" #TropaDeElite2
    (Via: @elisabethmamede)

    ResponderExcluir